terça-feira, 11 de novembro de 2014

História da criação do Clube.

É em Lourosa, freguesia situada a norte do concelho de Santa Maria da Feira, a cerca de 50 Kms da sede de distrito, inserindo-se no maior centro industrial corticeiro do mundo que, a 24 de Abril de 1924, nasce o “LUSITÂNIA FUTEBOL CLUB”.

O primeiro emblema do Lusitânia F.C. foi uma Cruz de Cristo dentro de um quadrado, com a designação do clube em seu redor. Mais tarde, o emblema passou a dispor de um leão sobre uma taça e uma bola, emblema que ainda hoje identifica o Lusitânia F.C.
Porquê a mudança de emblema? Porque noutros tempos realizavam-se vários torneios e que eram ganhos na maioria pelo Lusitânia F.C. equipa que era composta essencialmente por lourosenses. Os atletas eram vistos como verdadeiros leões, dada a garra que emprestavam a todos os jogos rumo às taças que ambicionavam conquistar. Esta atitude valeu-lhes a admiração por parte dos adversários e a alcunha de “Os Leões das Taças”. Daí a origem do atual emblema, em jeito de homenagem a esses atletas que criaram uma mística que caracteriza, ainda hoje, o atleta que enverga a camisola do clube.

As cores das camisolas foram sempre o amarelo e o preto, sendo o seu equipamento tradicional a camisola amarela e preta, em forma de listas verticais, e calção preto.

O futebol jogou-se até hoje em Lourosa em quatro locais diferentes: o primeiro campo, inaugurado em 1924, foi no lugar de Aldeia Nova, sendo utilizado até 1941, e o segundo campo de futebol nasceu na actual Feira do 10 e 28. Mais tarde passaria para o lugar de Lourosela, mais propriamente, em terrenos hoje ocupados pela antiga fábrica de cortiça “Sociedade Nortenha de Cortiças, Lda.”.
O actual estádio do Lusitânia F.C. tem cerca de 50 anos. De então para cá, sucessivas obras ajudaram a beneficiar este campo de jogos, desde iluminação, arrelvamento e construção de balneários.

Em 1996 deu-se a construção do Campo de Treinos, no lugar de Vila Verde.